segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O PREGADOR DO DESERTO

João Batista, o pregador do deserto, foi profeta já profetizado pelo profeta Isaias 40 “ a voz que clama no deserto...”. Muito bem, este profeta foi profeta de Jesus Cristo, precursor do messias. Ele anunciava aquele que havia de vir por ordem no caos espiritual de Israel, mediante a opressão do império romano.Ele anunciava o arrependimento de pecados para depois de liberado da consciência culpada pelo pecado fossem batizados em águas, pois dizia ele: “..esta próximo o reino de Deus” Mt 3.1O arrependimento dentro do reino implicava em três princípios, isto é:
1. Renuncia e reversão;
2. Submissão e capacidade de ensinar;
3. Mabealidade continua
A sua mensagem central era o arrependimento, que significa “metanoeo” mudança de idéia, de pensamento e no estilo de vida. Sem isto não poderia haver nascimento, crescimento e nem frutos para uma nova vida. At 3.19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”
Tg 1.21-25 “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”.
Ef 4.30,31 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós".
Mt 3.8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”.
Ele anunciava um reino que é o domínio soberano de Deus no universo sobre o os homens e todas as coisas criadas. Este reino significava um novo mundo de potencia e de esperança para o povo e para a humanidade. O reino de Deus estava preste a vencer o poder e o domínio de todo o mal.Ele direcionava a sua atenção aqueles que viria depois dele, do qual ele não se considerava digno de levar as sua sandálias Mt 3.11.
Sua vida era solitária, seu publico era os viajantes e nômades que passavam no deserto.Talvez haja alguém que diga: como pregar no deserto? Mas existe sempre alguém no deserto da vida, da desilusão, do desanimo, do desespero que precisa ouvir uma palavra de Deus.
Hoje os pregadores escolham o seu público-alvo para levar a sua mensagem, escolhe o lugar a onde pregar e escolhem a forma como vão ser renumerados por este trabalho. Aquilo que deveria ser divino se torna meramente humano, materialista comercial e de caráter financeiro. Qual é a maior e melhor estratégia de pregação? Para atrair o povo, levar as multidões ao delírio, ao êxtase emocional! Hoje temos poucos profetas de Deus que querem prega no deserto, pois é nela que vamos encontrar as almas perdida e realmente necessitadas de receber a palavra de Deus.
No deserto encontramos uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva. Em virtude desta situação climática, a umidade é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve. Nestas condições, a vida torna-se complicada para seres humanos e outras espécies animais. O solo do deserto é pouco fértil e formado, principalmente, por areia e rochas. Durante o dia as temperaturas costumam ser elevadas (muito calor) e a noite são muito baixas (muito frio). Esta é a situação das pessoas no deserto, secas, áridas, em ruínas, solitárias, enfrentando um alto grau de provação e dificuldades para sobreviver e geladas na alma, o que lhe tira e rouba todas as suas forças. Quem quer profetizar para este grupo de pessoas e dar o alimento certo? Poucos. Hoje poucos querem planta, prepara o caminho, ara a terra, não! já querem encontrar tudo pronto sem nenhum trabalho! No deserto não tem jeito de fazer acrobacia, manobra, técnica, oratória, forma psicológica de indução ou emocionalismo, lá não existe isto, no deserto a pregação tem que ser real, viva e vivida num testemunho de fé e de graça e unção de Deus no Espírito Santo. A mensagem no deserto não tem amaciante, postura oral, dicção excelente, uma indumentária impecável, uma boa aparência social, status, mídia, marketing, como nos palácios da vida. Uma mensagem que satisfaça o ego, que agrade os desejos da carne, ele é tradicional, religiosa, sincretista, mecânica, articuladora e falsa.“E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento? Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis. Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho". Mt 11.7-10. Ele é direcionado ao ponto-alvo que é a alma do homem. “E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo”. Mt3.10
No deserto o publico-alvo são uns poucos e muito trabalhosos. Deus não precisa de muita gente! De pregadores pop star, mega pregadores, pregadores renomados, famosos, artistas, ilusionistas, mágicos, Mandrake, que desenvolva um entretenimento no povo, sobrenaturais, com 6º sentido, telepáticas, etc.Deus só precisa de uma voz que clama no deserto.


Deus nos abençoe.


Pr. Edmundo

Membro da Igreja Evangélica Assembléia De Deus Ministério Jardim Iris