quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O Poder Da Pregação Profética

Ezequiel 37.1-10

"Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos. Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor. Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego. Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo".

Idéia Central :
O MUNDO PODE SER TRANSFORMADO PELO PODER DA PREGAÇÃO PROFÉTICA

Frase de Efeito: QUEM TEM OUVIDOS OUÇA!

Pergunta de Ligação: - Como a pregação profética pode transformar o mundo? Devido aos seus extra-ordinários EFEITOS, fartamente ilustrados na visão do vale dos ossos secos:
Nota: Entenda por "pregação profética" aquela mensagem bíblica cristocêntrica, verdadeira, vinda diretamente de Deus, que restaura o homem em todos os aspectos e lhe traz vida eterna.

PRIMEIRO EFEITO: ORDEM NO CAOS - vs 7.
Tema do Meio: Ordem.
Explicação: Ao contrário de um cemitério, onde, geralmente, cada esqueleto tem o seu lugar, lá no vale dos ossos secos eles estavam esparramados, bagunçados. Um verdadeiro caos. O primeiro efeito da pregação profética de Ezequiel foi botar ordem no caos: "e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso".
Fundamentação: Gênesis 1.2: "E a terra era sem forma e vazia".
Aplicação: Antes mesmo de restaurar e vivificar, a ordem foi restabelecida.
A pregação profética nos faz ver a situação caótica em que nos encontramosquando estamos sem Jesus, confronta os nossos valores e nos leva a rever:
§ Nossos conceitos: pensamentos, idéias e ideais, crenças, filosofias de vida, prioridades etc.
§ Nosso contexto familiar: respeito, amor, fraternidade, confiança etc.
§ Nosso padrão moral: pornografia, adultério, preguiça, mentira, roubo, perjúrio, dívidas etc.
§ Enfim, rever toda a nossa existência: trabalho, estudo, projetos, amigos, compromissos etc.
Nota: Muitas pessoas já se dariam por satisfeitas com este único efeito da pregação profética sobre o caos de suas vidas, mas, há outros efeitos ainda mais maravilhosos.

SEGUNDO EFEITO: RESTITUIÇÃO - vs 8.
Tema do Meio: Restituição
Explicação: Logo após os ossos terem se juntado, o poder de Deus começa a reconstruir seus corpos.
É o momento da restituição de tudo aquilo que um dia eles tiveram, mas perderam.Ilustração: Lucas 15 (a parábola do filho pródigo - o pai o recebeu e o restaurou).

Fundamentação: Jó 33.26, Joel 2.25.
Aplicação: Este é um dos efeitos mais visíveis e comentados da pregação profética, pois as pessoas ficam maravilhadas ao verem como Deus vai restaurando e restituindo o que se havia perdido: anos de prejuízo são compensados por bênçãos impressionantes, casamentos literalmente acabados são restaurados, famílias destruídas são reorganizadas, esperanças são reavivadas, votos são renovados etc.
Nota: Muitas pessoas tem-se dado por mais que satisfeitas com estes dois efeitos em suas vidas, ordem e restituição, mas, isso não é nada comparado ao mais importante dos efeitos da pregação profética: a ressurreição!

TERCEIRO EFEITO: RESSURREIÇÃO - vs 10.
Tema do Meio: Vida eterna.
Explicação: A pregação profética verdadeira produz este efeito extraordinário, por ação do Espírito
Fundamentação: João 10.10: "eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância".
Efésios 2.1: "Ele vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados".

A verdadeira pregação profética reordena o caos das nossas vidas, restituiu o que se perdeu e vivifica o pecador.

um Abraço
Pr. Edmundo