segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

UMA GERAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS


"Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente" (Salmos 9: 4) 

"A capacidade do homem não está na sua força física, mas, sim, na sua capacidade de depender de Deus." 
"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus." (Salmos 20: 7) 
"Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória." (Provérbios 21 : 31)

1 – É UMA GERAÇÃO QUE DESCANSA NO CUIDADO ABSOLUTO DE DEUS.
"Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado." (Salmos 55: 22). 
§  “Não são grandes homens que transformam o mundo, mas homens fracos nas mãos de um grande Deus” 
"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:2) 
§  “Sou apenas um detalhe; mas com JESUS, faço a diferença”. 
 "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28:20) 
§  “No caminho da realização existem obstáculos”. 

2 – É UMA GERAÇÃO QUE NÃO SE PRECIPITA 
§  "Deus não fala com apressados." 
"A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo." (Salmos 33:20) 
§  “Todo precipitado não tem firmeza de propósito”  
"Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR." (Salmos 27:14)  
§  “É fácil decidir o que fazer. O difícil é decidir o que não fazer”. 
"Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:31)
§  “O tempo de Deus é sempre o melhor” 

3 – É UMA GERAÇÃO QUE NÃO É PARALISADA POR NADA. 
"Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:39) 
§  “Derrota não é perder uma batalha, mas sim não ter a capacidade de tentar de novo”. 
 "Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro." (Isaías 45:2) 
§  "Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional." 
 "O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes." (Deuteronômio 31:8). 
§  "A pior derrota de uma pessoa é quando perde seu entusiasmo. "

4 – É UMA GERAÇÃO QUE TEM UM CORAÇÃO GRATO 
"E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo." (I Crônicas 29:12) 
§  “É a gratidão que ativa a lei da Abundância”. 
"Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome." (Salmos 100:4)
§  “Não estrague aquilo que você tem desejando o que não tem; mas lembre-se de que o que você agora possui um dia já esteve entre as coisas que você queria ter”. 
"Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?" (Salmos 116:12) 
§  "A gratidão é a memória do coração”.

5 – É UMA GERAÇÃO QUE VIVE PELO QUE CRÊ E NÃO PELO QUE VÊ.
"Porque andamos por fé, e não por vista." (II Coríntios 5 : 7) 
§  "Você bloqueia seu sonho quando você permite que seu medo fique maior que a sua fé." 
"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." (I Coríntios 2 : 9) 
§  "A direção é mais importante do que a velocidade." 
"Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas." (Hebreus 6 : 12) 
§  Experiência não é o que acontece com um homem; é o que um homem faz com o que lhe acontece. 
§  Precisamos entender que milagres ocorrem quando respondemos com fé as circunstâncias adversas, ainda que os fatos não se sucedam da forma que estamos prevendo. 
§  É quando você consegue ver a vitória onde ninguém consegue enxergar. 

6 – É UMA GERAÇÃO QUE NÃO CONHECE O IMPOSSÍVEL. 
"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1 : 37)  
§  “A diferença entre o impossível e o possível está na determinação de uma pessoa”. 
"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." (Marcos 9 : 23)
§  “Impossível é uma palavra muito grande, que pessoas pequenas usam para te oprimir”!... 
"E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;" (II Coríntios 9 : 8) 
§  “O impossível se torna possível quando Deus age em nós, por nós e através de nós”.
 
Decida mais e mais depender de DEUS!!!!!!! 

Em Cristo
Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Formação da Oração Profética


Quando falamos de uma formação, isto é, queremos dizer que significa um ato ou efeito, uma criação constituída por pessoas com o propósito de serem um conjunto trabalhado no seu caráter e personalidade, a fim de ser manifestado o poder e a proteção divina.
Partimos de um trabalhar especial de Deus nas nossas vidas onde recebemos uma educação e disciplina, que determinará os conhecimentos e habilidades especifica que iremos realizar. Dentro desta formação, Deus ira nos dar forma, configurar e modelar as nossas vidas para um mover sobrenatural.

§  Formação de Oração Profética.
Jesus esta dizendo o seguinte: “também vos digo que, se dois de vos concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu pai, que está nos céus. Porque onde estiver dois ou três reunidos em meu nome, ai estou eu no meio deles” (Mt 18.19,20). Jesus está dizendo que há algo especial sobre a oração em conjunto. Uma equipe de oração tem mais poder do que quando oramos a sós. A um ministério que não podemos compreende por completo. Sabemos que a oração é importante e necessária, por seus próprios méritos, contudo, Jesus esta dizendo a seus discípulos que ele estará com eles, de uma forma incomum e poderosa ao se “reunirem” em oração.

1. A Força Na Unidade. 
Na unidade há força, força espiritual! Este é um princípio ou verdade importante. Quando estamos unidos num só coração e numa só mente no Espírito Santo do Senhor Deus, Ele se move com grande poder e propósito, em nosso beneficio. Uma só pessoa pode afugentar mil, porém duas pessoas afugentarão dez mil quando Deus é a força por detrás daquela ação! (Dt 32.30).
O princípio da força “unificação” é valido para um grande bem ou para um grande mal. O poder de um povo é multiplicado quando este se une para um grande propósito comum. Deus interrompeu a construção da torre de babel por esse motivo: “Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é apenas o princípio do que poderão fazer. E, agora, nenhum de seus intentos será impossível para eles” (Gn 11.6).
Este mesmo conceito de “poder conjunto” pode ser encontrado na Bíblia de Gêneses a Apocalipse. Este é um princípio que Deus quer que coloquemos em prática ao oramos. Jesus estava ensinando aos seus discípulos, uma verdade muito básica e de elevada significação. O trabalho em equipe, sempre foi uma extraordinária alternativa para um tipo especifico de abordagem. Não creio que as pessoas com atitudes independentes possam edifica o Corpo de Cristo. Vejamos como isto funciona, isto é, quando formamos uma oração profética.
O Amor produz União. Jesus disse que poderíamos esperar bênçãos da Sua presença, quando nos reuníssemos sem Seu nome. A única maneira que conhecemos pela qual as pessoas podem de fato trabalhar juntos é através da unidade do Espírito Santo. “... o amor de Deus esta derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5). O amor traz união.
O Orgulho produz desunião. A desunião é o resultado do orgulho. “Da soberba só provem a contenda (desavença)...” (Pv 13.10). O inimigo fará o possível para quebrar e destruir o seu ministério de equipe de oração, pela discórdia e pelo conflito. Se isto acontecer, a melhor solução e realizar uma reunião de “lava-pés”, de humilhação, uns para com os outros. Isto quebra o orgulho. “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vos deveis também lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, faças vós também” (Jo 13.14,15).

2. A Vontade de Deus Revelada e Confirmada.
Quando a revelação acontece, vários membros confirmam o que foi recebido. Você descobrirá que a mesma revelação será dada a mais de um dos membros. Quando isto acontece, proporciona a confirmação de que estão recebendo o que está na mente do Senhor Deus como resultado das orações.
Uma formação de oração profética proporciona um meio sadio e poderoso para interceder pelos outros e para descobrir a vontade de Deus. É um meio de permitir que o Espírito Santo ministre através dos Seus dons de sabedoria e de poder (1 Co 14.31).

3. O Aprendizado No Uso Dos Dons Espirituais.
Devemos aprender a usar os Dons do Espírito.Os lideres da igreja devem ter uma responsabilidade de proporcionar ocasiões para que os crentes possam aprender a fazer orações proféticas. E a melhor maneira de faze-lo é reunir com os crentes mais experientes e ensinar-los.
Exercer os dons significa se torna capaz, ou melhor, nos nossos esforços, e isto envolve aprender através da experiência.

4. Á Vontade de Deus e a Escolha do Homem.
É à vontade de Deus, oferecer os Seus dons (1 Co 12.7-10) aqueles que fervorosamente buscam e fortemente os desejam (1 Co 12.31; 14.1,39).
É verdade que Deus tem o direito de conceder dons, de acordo com a sua vontade, pois tudo começa e termina N’ele. Contudo, Deus deu ao homem a liberdade para desejar e pedir para ser uma parte do Seu plano maravilhoso. “BEM-AVENTURADO os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mt 5.6).
Quando nos deleitamos a fazer a vontade de Deus, ele coloca os Seus desejos nos nossos corações (Sl 37.4,5) e seguimos esses desejos em fé e em obediência, Deus nos escolhe e nos prepara para que façamos a sua vontade.
Do ponto de vista, é como se pudéssemos escolher ser escolhidos. Sem Ele nos não podemos; sem nós Ele não quer! Eis, ai, o equilíbrio entre a soberania divina (direito de governar) e a liberdade de escolha do homem.

§   Princípios e Diretrizes Para Uma Formação.
O conceito que temos de princípios é, que para existir um princípio, tem que existir uma causa, origem, leis e normas. Os princípios bíblicos estão em Deus, pois ele é o princípio, a origem de tudo o que podemos conhecer no mundo físico é pelo mundo espiritual (Gn. 1.1-3,6-8... Ap 3.14, 21.6).
A vantagem que temos em um princípio bíblico é que temos uma mente renovada em Cristo Jesus (Ef 4.22-24). Ele nos dá equilíbrio (At 2.14-21) sobre o crescimento espiritual que devemos ter na capacidade de discernir e a maior oportunidade para o Espírito Santo fluir (Jo 7.38).

Vejamos sete princípios aplicados:

1)    Princípios de Deus de Caráter (Gn 2.15) – Trabalhar, responsabilidade; caráter trabalhado por Deus e ter os frutos.
2)    Princípios de Deus de Mordomia (Gn 2.15) – Jr 48.10; Mt 25.14-30.
3)    Princípios de Deus de Governo (Gn 2.16,17) – autoridade constituída, delegada e funcionalizada por Deus.
4)    Princípios de Deus de Semear e Colher (Gn 2.17b – Gl 6.6-10) – Significando “causa e efeito”.
5)    Princípios de Deus de Soberania (Gn 2.20) – Deus dar oportunidade ao homem de trabalhar junto a Ele e autoriza-o a fazer e realizar tudo, segundo o seu poder e desejo.
6)    Princípios de Deus da Individualidade (Gn 2.20) – Deus deseja criar uma identidade fixa para cada um. Temos que mantê-la e sermos um só em Cristo.
7)    Princípios de Deus de União (Gn 2.24) – Agrupamento, concórdia, conexão, conjunção, consorcio, contato, encontro e harmonia. Alguns itens que podem definir união.
A palavra de Deus nos dá os princípios pelos quais e para a qual maneira pode funcionar dentro de um ministério de oração profética de maneira sã e segura. O apostolo Paulo nos aconselhar em 1 Co 14.29. “E falem dois os três profetas, e os outros julguem”.  Este versículo nos dar a idéia de três princípios que vamos ver a seguir:

1. Princípios Proféticos.
Há três princípios ou verdades praticas, expressas no versículo acima.
  •   “E falem... profetas”  – isso é liberdade!
  •  “Dois ou três”  – isso é fronteira ou limite!
  •  “... os outros julguem”  – isso é Responsabilidade!

2. Porque estes princípios são necessários?
  •  Liberdade. Em primeiro lugar, é importante permitimos que os dons espirituais sejam expressos. Sem esta liberdade, o Espírito Santo é “entristecido e reprimido”. Podemos sufocar ou silenciar a Sua voz em nossas vidas e em nossos corações, onde Deus ao falar ou se comunicar conosco não seria ouvido mais (1 Ts 5.19; 1 Co 14.39).
  • Limite. Em segundo lugar, os lideres devem estabelecer limites razoáveis, quanto ao numero de profecias dadas por qualquer pessoa. A idéia é evitar que uma só pessoa domine a reunião de oração. É também possível enfraquecer o propósito das profecias, se forem tão incontroláveis e em demasias, ao ponto que a atenção da congregação se dispersa (1 Co 14.40).
  • Responsabilidade. Terceiro lugar, os lideres precisam julgar e pesar o espírito e conteúdo das profecias, de uma forma responsável, o que incluirá um Conselho Profético. Isto é necessário porque ninguém e “infalível”, ou seja, a salvo da possibilidade de cometer erros.
Se alguém fizer alguma oração que não seja verdadeiro, que não estejam de acordo com os acontecimentos ou com o próprio contexto, os lideres devem fazer uma correção de maneira branda e sabia. Fazendo isto, o crente aprenderá a usar os dons corretamente.
Se o profeta “atingir o alvo”, os lideres também devem confirmar o fato. Isto encorajará aquele que estiver aprendendo.

3. Seis Diretrizes Básicas.
Quando falamos de diretrizes, estamos falando de uma linha básica que determina o traçado de um caminho a ser seguido. Um plano, uma norma de procedimento, de conduta divina, do qual o homem deve seguir para ser abençoado.
As diretrizes que vamos expor aqui foram desenvolvidas através de anos, por experiências praticas com equipes de orações. Não são regras para serem seguidas de forma mecânica, porém são sugestões práticas, baseadas em experiências sadias e espirituais. Creio que lhe será de grande utilidade, a saber:

a)   Crentes Maduros.  Selecione sete irmãos maduros, que sejam cheios do Espírito Santo, e que tenha aprendido a usar os dons de línguas (ou de profecia, se o tiver) na oração. Acrescente aqueles que estão em treinamento, a uma equipe com a que foi formada, mas somente se a equipe já tiver experiência em oração profética.

b)   Num Circulo. Peça que todos estejam de pé, formando um circulo para realizar as orações.

c)    Aceite a Cristo. Peça que todos façam esta oração: “juntos, confessamos que Jesus é Senhor. Reconhecemos a Sua presença entre nós, na pessoa do Espírito Santo de Deus. Pedimos ao Espírito Santo que nos consagre agora, neste momento, para orarmos profeticamente” (lembre-se de que a sua retidão é baseada na Cruz de Cristo e no derramamento de seu sangue).


d)   A Armadura de Deus. Peça-lhes, então que pronuncie esta palavra de comando: “Senhor Deus, tu disseste que o que quer que amarrássemos na terra receberíamos do céu autoridade para isto. Neste momento amarramos, no Nome Forte de Jesus, os poderes das trevas que poderiam se opor ou tentar interromper este ministério de oração”. “Colocamos o Capacete da Salvação, com o qual impedimos a entrada de pensamentos errados em nossa mente. Vestimos a Couraça da Justiça e tomamos o escudo da fé como nossa defesa contra sentimentos ou duvidas errônea. Abrimos os nossos corações para receber a Espada do Espírito, que é a palavra de Deus, a qual esperamos receber enquanto oramos. Assim com a palavra de Senhor Deus veio aos antigos profetas, esperamos, Senhor, que nos envie a tua palavra agora, para que a Tua poderosa vontade e as tuas obras sejam revelada entre nós”.(Ef 6; Sl 107.20; Gn 15.1,4; 1 Sm 15.10, etc.). Procedendo assim, você evitará que o diabo estrague as suas orações com suas mensagens mentirosas e sua ação maligna.

e)   O Espírito Santo no Controle. Faça esta oração: “Espírito Santo, submetemos os nossos corações e as nossa mentes a Ti. Coloca as tuas palavras em nossos lábios, o Teu pensamento nas nossas mentes, os Teus sentimentos nos nossos corações. Nos submetemos ao teu Senhorio, pois onde está Espírito do Senhor Deus, há liberdade” (2 Co 3.17).

f)    Oração em Línguas. Libere os rios do Espírito Santo começando pelo orar junto em línguas e deixe que isto seja a expressão da sua fé, do seu amor e da sua obediência a Deus. O seu desejo é torna-se um só espírito com o Senhor e uns com os outros.

4. Oração Pelos Outros.
Durante o tempo de treinamento, e de aprendizado, o líder mais antigo da igreja ou o mais experiente, deve agir como o supervisor da equipe de oração profética. Com os devidos esclarecimentos, chamaremos aqueles que por quem iremos orar, os candidatos (as). Vejamos como se segue nas instruções abaixo:

a)    O Candidato No Meio Do Circulo. Quando a equipe estiver preparada para orar pelos candidatos que tenham necessidades especiais, faça com que um deles venha para ao meio do círculo da oração.

b)   Uma Só Pessoa Deve Conduzir. Se for um homem, faça com que umas das mulheres da equipe ore, ou vice-versa, conduza a oração por aquela pessoa. Neste ponto confie no Senhor Deus para conceder a oração profética. Ouça a oração cuidadosamente, pois pode ser que se manifeste uma revelação de segredos escondidos, sendo mencionando na oração.

c)    Entrevista o Candidato. Se o Espírito Santo não der nenhuma direção para o próximo passo, peça ao supervisor da equipe para entrevistar rapidamente a pessoa conforme segue:

d)   Porque elas vieram?  Pergunte à pessoa: Porque você veio a esta equipe de oração? O que você espera receber aqui? À medida que a pessoa for respondendo, os membros da equipe podem ouvir a confirmação de alguma coisa que tenham recebido do Espírito Santo, durante a oração. Continue falando com a pessoa, da mesma forma que fez Jesus com a mulher no poço, em Samaria (cf. Jo 4.4-30). Não permita que a entrevista dure mais que cinco minutos.

e)    Partilhar as revelações espirituais. Se alguém da equipe sentir que o Espírito Santo esteja trazendo uma revelação para alguém, compartilhe, aproveite este momento, pois este é o momento de Deus na sua vida e da equipe. Algumas vezes, um quadro se formará em sua mente, e o Espírito pode fazer com que você saiba o significado. Outra vez. O Espírito Santo dará a você versículos da Escritura, endereçados a necessidade do grupo. Outras vezes, o Espírito dará a vaga impressão de alguma coisa que você não teria como saber a respeito. Se isto acontecer conte a equipe de oração e ao candidato, no momento apropriado. De preferência, saiba como contar as revelações, pois existirá situações, que dependendo das revelações que você receber o fará a pessoa que esta inserida e outro você o fará a todos. O que você achou ter recebido do Espírito Santo, pergunte com cuidado “isto é verdadeiro?” Se a resposta for “não, não é verdadeiro”, diga “eu sinto muito”. Este pensamento talvez tenha vindo da minha própria mente. Saiba reconhecer o erro e humilhar-se diante do Espírito Santo de Deus. Mas se a resposta for “Sim é verdadeiro!” Então prossiga de acordo com a orientação do Espírito Santo.

f)     A Equipe toda deve orar. Se você não tiver a orientação de como prosseguir, peça a todo da equipe para colocar as mãos suavemente no ombro do candidato (dependendo do costume local) e orem juntos no Espírito. Confie que durante este tempo de oração, os membros da equipe receberão alguma coisa do Senhor Deus.

g)   O Espírito Santo Direcionará. Após completar a “seis diretrizes” a equipe deve continuar orando, esperando sentir a direção do Espírito Santo. Tenha a expectativa de que o Espírito Santo lhe revelará a vontade do Nosso Pai Celestial, a fim de que as suas orações possam ter uma direção especifica. A direção poderá vir na forma de um pensamento, de uma visão (um quadro mental), ou uma passagem bíblica. Talvez envolva pessoas, lugares, eventos relacionados à igreja de uma determinada pessoa, cidades, nações ou algum campo missionário estrangeiro. Geralmente, o Espírito Santo introduz a oração das equipes nas Escrituras de poder da sociedade, os assim-chamados “modeladores da mentes”: *Ciência *Mídia *Negócio *Igreja * Artes *Governo *Escolas *Lar *Forcas Armadas.

Medite neste estudo e tire o melhor para a sua vida.


Em Cristo
Pr.Capelção Edmundo Mendes Silva