sexta-feira, 14 de junho de 2013

SAINDO DAS PRISÕES EMOCIONAIS

Deus deu ao homem algo muito valioso, algo chamado emoções. Somos seres dotados de sentimentos, de sensações: choramos, sorrimos, nos alegramos, nos entristecemos, amamos, odiamos. Quem nunca estampou um sorriso ao ser elogiado? Quem nunca chorou quando se decepcionou com alguém que muito ama? Temos emoções, e por isso vivemos? O termo emoção, vem do termo emove aquilo que movimenta.
"Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome;" (Salmo 142.7).
E o primeiro entendimento que devemos ter em relação a nossa emoção, é que nenhuma emoção é fixa, ou seja, ninguém está todo dia feliz, ou triste. Nós precisamos nos permitir viver nossas emoções, e não sufocá-las. Todos nós teremos um dia em que estaremos de mau-humor, ou desanimado, entristecidos. Outros dias acordaremos com vontade de sorrir e nos achando os mais belos seres do universo.
Não somos obrigados a viver sorrindo, ou viver sempre de bom humor, ou dizer sim para tudo. Podemos também ter um momento de ficar quietos, sozinhos, e refletir sobre nossa vida.


OS CÁRCERES EMOCIONAIS (Prisões Emocionais).
As prisões nos retiram o que temos de maior valor, nossa liberdade. Uma das prisões que pode atingir o ser humano é aquela que o aprisiona pelo lado de dentro, acorrentando a alma. Essa prisão não restringe os movimentos do corpo, mas confina pensamentos e controla a emoção. Quem nos fez livres destas prisões e nos libertou foi Jesus Cristo. Nos libertou das cadeias espirituais, das amarras do pecado e nos fez livres.  Dessa forma muitas pessoas são livres do pecado, são livres em sua profissão, em seu ministério, em sua família, mas são presas emocionalmente, presas dentro de si mesmas. São as prisões emocionais. São verdadeiros sentimentos e emoções que aprisionam as pessoas ao passado, a situações, a pessoas, a memórias etc .... 
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 8:32
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6
O Senhor quando criou Adão, disse à ele: "Domine sobre...", no entanto, os papéis se inverteram e o homem deixou ser dominado, não apenas pelo pecado, mas principalmente por suas emoções. E hoje muitos estão encarcerados por suas próprias emoções.
Davi pede ao Senhor: "Tira-me da prisão, para que eu louve o teu nome..." (Salmo 142:7). O que prendia a alma de Davi?


1º CÁRCERE EMOCIONAL: REPRESSÃO
Quantas coisas nós reprimimos? Quantos sonhos reprimidos? Na verdade, somos entulhadores de nossas emoções.
Quantos desejaram estudar música, mas fizeram engenharia para "ganharem mais dinheiro".
Quantos sonharam em casar com a pessoa amada, mas por causa de alguma coisa, ou de alguém abriram mão.
Quantos de nós gostaríamos de falar algo para alguém, mas nos reprimimos. "engolimos sapos".
Existem pessoas que sempre reprimirão tanto suas emoções que estão a ponto de estourar. Sempre que uma emoção é reprimida, em algum momento da vida ela será liberada.


2º CÁRCERE EMOCIONAL: AUTO-CONDENAÇÃO
Na situação bíblica, onde aquela mulher foi pega em adultério, e desejavam apedrejá-la, vemos que nenhuma pedrada a machucaria tanto quanto as que ela mesma estava se dando.
Temos essa tendência punitiva de auto-condenação ( porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas”. I João 3.20). Ficamos nos martirizando por nossos erros, e falhas do passado.
Quando erramos, e reconhecemos que erramos, temos a chance de aprender com nossos erros, e não nos auto-apedrejar.


3º CÁRCERE EMOCIONAL: SEGREDOS
Segredos sufocam a alma. Existem pessoas que estão encarceradas em segredos, e nunca tiveram coragem de se abrir, e revelar. Porque? Porque têm medo se mostrar.
Quantas vezes ficamos entalados com segredos, que nos aprisionam, nos sufocam, e fazem-nos sentir impuros, mentirosos, e nos trancam em nossas almas. Talvez você tenha algo guardado há tanto tempo, e chegou a hora de você se esvaziar dessa culpa, dessa cobrança. Com este segredo talvez você viva uma mentira para si e para os outros, menos para Deus.


4º CÁRCERE EMOCIONAL: PENA
A pena é um sentimento de fuga. É apenas uma desculpa para nos fazer parecer ser bonzinhos. Ela paralisa, ao invés da pena, tenha compaixão e faça algo para mudar a situação.
Têm gente que tem pena de si mesma. "ai eu sou um coitadinho", "um pobre coitado", só falta virar santo.
Somos autores de nossa história, lembre-se de Jabez (“Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz).Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira” I Cr 4:9-10). Nasceu amaldiçoado, mas reescreveu sua história.


5º CÁRCERE EMOCIONAL: IMAGEM.
Sempre queremos passar uma imagem, alguns de bonzinhos, outros de fortes, muitos de perfeitos, bem sucedidos. Muitas vezes não somos capazes de assumir quem verdadeiramente somos, vendemos uma imagem. E somos escravos dessa imagem.
Não apenas uma imagem física, mas uma imagem emocional. Você precisa também chorar, expor suas emoções. Mostrar que você não é perfeito, tem falhas, e o que tem de errado nisso?
Davi disse: sou fraco.
Paulo disse: Tudo que detesto faço.
Deixe o Senhor tirar sua alma do cativeiro interior, confesse ao Senhor suas feridas e limitações, e deixe-O tratar. Livre-se das Prisões Emocionais da sua vida. 
É bom lembrar que quem está aprisionado exteriormente por barras de ferro, ainda pode ser livre para pensar e sentir, mas quem é prisioneiro interiormente na sua emoção, no âmago da sua alma, além de perder a liberdade de pensar e sentir perde também o encanto pela vida. Nunca antes vimos no mundo tantas vítimas de misérias emocionais.
O Senhor Jesus Cristo nos traz, por meio da Palavra, uma sugestão maravilhosa para sair das prisões emocionais: “e conhecereis a verdade e ela vos libertará” (João 8:32). “Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito Santo” (Efésios 5:18). “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (1 Coríntios 6:12). “E sede praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22). Há solução para a prisão emocional! Entregue-se a Deus
Uma das estratégias de satanás é atacar o homem no seu emocional, descaracterizando e impedindo assim que ele viva a plenitude da benção de Deus.
A alma é o nosso centro das emoções, onde se processa os sentimentos que irão gerar as ações do nosso dia-a-dia. E por isso o diabo tenta colocar prisões nesta área porque ele sabe que nada pode parar um servo de Deus livre no corpo, ALMA e espírito.
Por causa destas prisões emocionais hoje em dia cresce cada vez mais o número de pessoas com: - Depressão; - Síndrome do pânico; - Transtorno bipolar; - Insônia; - Timidez. E tudo isso faz com as pessoas fiquem aprisionadas e não tenham sucesso profissional, financeiro, na família, na vida sentimental, nos relacionamentos, no ministério...
Creia que você pode ser completamente liberto de TODAS as prisões emocionais. Deus quer LIBERAR sua vida para um tempo novo de liberdade total (corpo, alma e espírito) e consequentemente de grandes vitórias em nome de Jesus.


AS PRISÕES EMOCIONAIS SÃO QUEBRADAS:

1) QUANDO DESEJO UMA LIBERTAÇÃO COMPLETA 
“Para liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei pois firmes e não vois submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Gl 5:1 
O primeiro passo para você receber a sua liberação das prisões emocionais é desejar ser liberto. Jesus Cristo já venceu este mal por mim e por você, porém infelizmente muitas pessoas não buscam a sua liberdade, não tem um posicionamento de Fé, não lutam para vencer este mal.
Hoje o Senhor está te chamando para você viver a liberdade do Espírito Santo, deseje ser livre, pare de alimentar as suas deformações, pare de achar que você é um coitado/incapaz e se for o caso, peça ajuda a seus líderes e pastores na Igreja. Busque um aconselhamento, faça cura interior e você vai comprovar esta palavra que acabamos de ler, quem está cheio do Espírito Santo não fica aprisionado ele vive a liberdade de Deus.

2) QUANDO A VERDADE ASSUME O CONTROLE DA MINHA VIDA

3) QUANDO FAÇO USO DA MENTE DE CRISTO 
“Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” I Co 2:16
A nossa mente é chamada de CAMPO DE BATALHA, onde precisamos vencer e ter esta liberação emocional. Às vezes permitimos que pensamentos malignos entrem em nossa mente com muita facilidade e gerando uma paralisação, porém, depois estes mesmos pensamentos, que fazem tão mal para a sua vida não querem mais sair.
É neste momento que precisamos ter a mente de Cristo, porque a mente de Cristo não é pessimista, não murmura, não desiste diante dos desafios, não fica ansiosa, não fica desesperada e sabe que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
Diga: EU TENHO A MENTE DE CRISTO...
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento.” Fp 4:8 
O Senhor Deus vai mudar a tua mentalidade e nunca mais satanás vai te enganar, pelo contrário você será livre para avançar em nome de Jesus.

Seja livre, foi para esta liberdade também que Jesus veio ao mundo morrer por mim e por você e nos dar VIDA e VIDA EM ABUNDÂNCIA.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32
O inimigo das nossas almas, também é conhecido como pai da mentira, então esta é uma das suas especialidades, tentar introduzir na sua vida, mentiras que levam ao roubo espiritual.
Quantas pessoas se acham incapazes de ter um casamento, ministério, uma empresa, uma boa casa, carros e outras coisas porque o diabo colocou no seu sentimento que ela não pode ter estas bênçãos.
Se existe alguém que pode ter toda a sorte de bênçãos espirituais, este alguém é VOCÊ! Permita que esta palavra da verdade te liberte de todas as mentiras que satanás e seus enviados tentaram colocar na tua alma para te fazer parar, você vai ser livre através desta verdade espiritual que é a palavra de Deus em nome de Jesus.

Um abraço em Cristo.
Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva


domingo, 2 de junho de 2013

Quando as Feridas Não Saram

Is 1.6. “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo”.
 Quando se é criança e machuca-se o joelho, a ferida é curada no seguinte processo: O sangue coagula, o sistema imunológico entra em ação para ajudar na luta contra a infecção, uma cicatriz vai se formando e uma pele saudável cresce por baixo. 

- Muitas feridas saram em uma maneira predicável e ordenada. Algumas vezes, de alguma maneira, uma ferida não sara. 
- Assim como ocorre nas feridas no corpo, há feridas na alma que não cicatrizam, não saram, mas como no corpo exige-se uma série de exames para detectar o motivo da ferida não sarar, na alma também se faz necessário um check-up para saber a causa de uma pessoa ter uma ferida emocional, ou espiritual que não sara que a impede de ir em frente. 
- Se você tem uma ferida aberta por causa de um relacionamento familiar, amoroso, trabalhista ou ministerial, vale à pena saber que: 

Quando as Feridas não curam:
1 - Dê tempo para a cura. 
- A Bíblia nos diz em Eclesiastes 3: "Há tempo certo para cada coisa". 
- Queremos tudo pronto, tudo preparado em um instante.
- Queremos filas rápidas, queremos comidas rápidas, queremos filhos rápidos, queremos sermões rápidos, orações rápidas e respostas mais rápidas ainda. 
- Se você tem uma ferida aberta, uma ferida que não sara. Dê tempo ao tempo. Deixe o tempo se encarregar do processo de cura. Não tente apressar, não se cobre demais, não exigia uma cura instantânea. 
- De repente você foi ferido pela vida, seja perda de um ente-querido, de uma desilusão amorosa, ou de alguém que lhe causou mal, ou ofendeu, ou magoou, ou tirou aquilo que você mais queria, ou mesmo alguém que você tanto confiava lhe traiu ou trocou, ou fez de tudo para destruir seus sonhos, você ficou ferido (a), a melhor coisa à fazer é dar tempo ao tempo. 

Quando as Feridas não saram:
2 - Deseje a cura. 
"Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?" ( João 5:6) 
- Jesus chega para esse homem que tinha uma enfermidade há trinta e oito anos e pergunta: 
- Você quer ficar curado?  E por que Jesus perguntou-lhe isso? Porque Jesus sabia que há pessoas que no fundo não desejam que suas feridas sejam saradas. 
- Há pessoas que preferem cultivar suas dores com adubo da piedade dos outros. 
- Tem gente que acha um charme andar de muletas ou com a cara enfaixada, ainda com a perna engessada. 
- São pessoas que quando têm uma ferida feita pela vida, pelas circunstâncias velam suas feridas até ninguém aguentar mais. 
- Você conhece aquelas pessoas que na igreja ninguém aguenta mais falar com ela, porque quando ela vai falar, ela ai falar a mesma coisa? 
- No fundo pessoas assim, não desejam ser saradas. Aproveitam qualquer coisa para valorizarem o que lhes aconteceu. 

Quando as Feridas não saram:
3 - Não Mexa na Ferida. 
- Você já viu que tem gente que vai ao lugar onde a ferida ocorreu constantemente? 
- Tem gente que marca no calendário: Nesse dia fulano me deu um chute. Hoje faz vinte anos, seis meses, dezoito dias, três horas que o meu ex me traiu, me trocou. 
- Ainda tem o caso daquelas pessoas que cultivam a ferida porque receberam uma profetada. 
- Tem gente que vive para mexer na ferida. Alguém começa a falar de economia com ela, ela arranja um tempo de mexer na ferida de falar sobre o ocorrido. 
- Se esse é seu caso, quero dar-lhe um conselho: Não tente fazer funcionar o que Deus já deu por encerrado. Não tente ressuscitar o que Deus já lhe deu o atestado de óbito e a causa da morte! É querer sofrer para sempre, é não ter auto-estima, é não perceber o valor que tem. 

Quando as Feridas não saram:
4 - Deixe Deus curar você. 
- Eu encontro na Bíblia uma passagem que intitulo benefícios da vida com Deus, está no Salmo 103. 
- A Bíblia nos revela que Deus conhece a sua ferida: “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo”. Isaias 1:6
“Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.” João 5:6-8. 
Sl 147:3 “Sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas”
- Talvez seus país não sabem da sua dor. 
- Talvez seu cônjuge não se importe, talvez sua ferida seja tão profunda que já fez sulcos na alma, no coração. 
- Talvez a dor é tão grande pelo acontecido que só em começar a lembrar você chora, chora e não consegue conter as lágrimas, você está afetado(a) de sua memória emocional. 
- Talvez foi algo tão sério que a vida ou alguma pessoa lhe fez que você ficou ferido(a), parou no tempo, não consegue ir em frente, perdeu o ânimo para viver. 
- Deus quer curar suas feridas interiores, emocionais; 
- Deus quer levar você além da cura das memórias que machucam você; 
- Deus quer dar a você a vida em plenitude que Jesus veio trazer, vida com significado. 
- Isaias 53:5 “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
Deus tem o maior interesse em cuidar, em curar você, em operar uma cura no corpo, na alma, no espírito. Uma cura emocional e em todos os sentidos. 
- A Bíblia nos diz que o nome de Deus no hebraico é Jeovah-Rapha (Senhor que cura). 

- Deus tem interesse e poder para curar você, hoje, agora, nesse instante. 

Deus em Cristo nos cure e tenha misericórdia de todos nós.....
Em Cristo.
Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva