quinta-feira, 20 de março de 2014

SUA POSIÇÃO DIANTE DOS PROBLEMAS

I Samuel 17.24-45.

A bela história do pequeno Davi vencendo o gigante Golias é uma das maiores lições que inspiram as pessoas a vencer na vida. Percebemos nesta história que o povo ficou amedrontado, o rei Saul ficou indignado e Davi se encheu de coragem e determinação de vencer. Havia uma diferença entre o povo, Saul e Davi para que este vencesse.
O posicionamento diante do problema determina as condições para a vitória. Se você estiver mal posicionado, não terá condições de enfrentar vitoriosamente. A posição central de nossas vidas determina o que é mais valioso para nós, “porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6.21).
Qual a sua posição diante dos problemas? Veja como Davi se posicionou diante do problema:

1- EU  < PROBLEMA > DEUS: V.24 “E todos os homens de Israel, vendo aquele homem, fugiam, de diante dele, tomados de pavor”.
O povo de Israel estava apavorado e por isso colocaram o problema na frente de Deus. Ficaram tão impressionados com o tamanho do gigante (I Samuel 17.4-7 “Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça escameada, cujo peso era de cinco mil siclos de bronze. Também trazia grevas de bronze nas pernas, e um dardo de bronze entre os ombros. A haste da sua lança era como o órgão de um tear, e a ponta da sua lança pesava seiscentos siclos de ferro; adiante dele ia o seu escudeiro”) que nem se lembraram da grandeza de seu Deus. Fizeram como os espias quando foram conhecer a terra de Canaã e viram que havia ali gigantes e se acharam pequenos diante deles como gafanhotos pensando que não conseguiriam vencê-los (Números 13.33 “Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos”).
Isso acontece com todos que colocam o seu problema na frente de Deus. Esta é uma característica de quem enfatiza as dificuldades e barreiras que enfrenta. O problema não pode ser central em nossa vida porque nos impede de prosseguir adiante. Quando fixamos muito numa dificuldade, sentimos impotentes e parece que a mente fica bloqueada para pensar outras possibilidades de enfrentar.
Você está enfatizando o problema? Não supervalorize as dificuldades!

2 – PROBLEMA < EU > DEUS: V.33, 38, 39 “Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade”; ” E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si”.
O rei Saul já estava em decadência espiritual e por isso tinha seu ‘eu’ no centro de tudo o que fazia. Subestimou o tamanho de Davi para lutar e quando soube que era um herói capaz de derrotar leões e ursos (v.34-37 “Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava. O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo”), quis colocar sobre ele a sua armadura real para receber a glória pela batalha. A arrogância de Saul lhe custou muitas derrotas e a perca da unção real. Saul se engrandeceu tanto que se achava maior que tudo e todos, esquecendo-se até de Deus.
O rei Saul prometeu riquezas, isentar de impostos e dar sua filha em casamento ao valente que vencesse o gigante (v.25 “Diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? pois subiu para desafiar a Israel. Ao homem, pois, que o matar, o rei cumulará de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel”). Davi também se sentiu tentado a colocar seu ‘eu’ na frente de tudo, mas depois percebeu que não seria a melhor forma de enfrentar o inimigo, por isso preferiu lutar como pastor com sua funda mesmo (v.40 “Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu”).
O orgulho é uma característica de satanás. É uma de suas estratégias para derrubar muitas pessoas, fazendo-as se engrandecerem para depois serem humilhadas (Mateus 23.12 “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado”). Por isso devemos aprender a ser humildes para ser exaltados por Deus e “nada façais por partidarismo ou vanglória” (Filipenses 2.3). Pessoas que colocam seu ‘eu’ no centro, acham-se entendidas e confiam muito em sua própria capacidade estão confiando em si próprio e esquecendo que “maldito homem que confia no homem” (Jeremias 17.5).
Você está lutando com suas forças? Não se engrandeça diante dos problemas!

3 – EU  < DEUS > PROBLEMA: V.45 “Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.
A posição de Davi foi colocar Deus no centro de tudo em sua vida. Em nenhum momento quis enfatizar o problema, muito menos aceitou lutar baseado no próprio ego. Davi conhecia o seu Deus e sabia de sua grandeza como Criador supremo de todas as coisas. Por isso não achou o gigante tão grande, pois conhecia um Deus muito maior que qualquer dificuldade. Até aquele momento Davi sempre lutou com Deus a sua frente e agora não seria diferente. Sabia que o mesmo Deus que o livrou do urso e do leão o daria a vitória mais uma vez (v.37 “Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo”).
Colocar Deus no centro de nossas vidas e na frente dos problemas é a melhor posição que podemos enfrentar numa batalha. Quem conhece e confia no poder do Senhor, não consegue nem ver tanta dificuldade porque sabe que seu Deus é muito maior que tudo. O povo de Deus no deserto caminhava com a nuvem da glória de Deus à sua frente e todas as vezes que se desviaram fracassaram, mas quando o Senhor ia à frente, venciam (Êxodo 14.19,20 “Então o anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e se pôs atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles e se pôs atrás, colocando-se entre o campo dos egípcios e o campo dos israelitas; assim havia nuvem e trevas; contudo aquela clareava a noite para Israel; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro”).
Quando Deus está em primeiro lugar em nossas vidas sabemos que “as demais coisas são acrescentadas” (Mateus 6.33). Não adianta reclamar enfatizando o problema ou bater no peito e dizer que consegue lutar, pois “o Senhor pelejará por vós e vos calareis” (Êxodo 14.14). A melhor coisa é deixar Deus agir e nos defender sabendo que “agindo Deus quem impedirá?” (Isaías 43.13).
Deus está à frente de sua vida?
Deixe Deus lutar por você! Com Deus você vai vencer!

Vencer é possível. Basta se posicionar corretamente sabendo que “somos mais que vencedores” (Romanos 8.37). Não entre numa batalha sozinho, pois quem luta com Deus é sempre vitorioso.
Qual a sua posição diante dos problemas?
Se o problema for central você será derrotado.
Se o seu ‘eu’ estiver no centro você vai se decepcionar.
Mas se Deus estiver na frente à vitória e certa!


Deus em Cristo nos Abençoe.

Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva