terça-feira, 20 de maio de 2014

A IGREJA ESTA PREPARADA PARA A SUA REALIDADE ATUAL?

Como a igreja composta de membros do Corpo de Cristo esta se comportando diante desta nova era da pós-modernidade? Como estamos vivendo diante da secularização, globalização e mundanização.
Qual é o nosso testemunho diante de todos os fatores, crises, manifestações populares, reivindicações que a nossa sociedade esta explodindo nas ruas, Av. etc.?
Qual a nossa posição diante das nossas Autoridades, Governo e políticos?
Em qual estilo de vida estamos inseridos?

São muitas as perguntas que fazemos para nos mesmo. Estamos procurando nos encontra dentro deste contexto, viver e sobreviver às questões mais contundentes e confusas que estamos vivenciando em nosso país.
Mas, dentro de nos como estamos trabalhando com isto?
Nos como igreja não estamos sendo pego de surpresa! Os pastores que já passam nos ensinavam sobre todos estes acontecimentos que estamos presenciando, e muitos outros que estão nos púlpitos estão nos ensinando, com exceções dos charlatões, picaretas e pilantras que se vestem de pastores, mas são lobos devoradores. “Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho,e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si”. Atos 20.28-30


Então qual é a dificuldade que a igreja esta tendo? Fomos e estamos sendo ensinados que os dias seriam difíceis... “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos (ou difíceis)”. 2 Tm 3.1
Duas coisas podem esta acontecendo na igreja:
1. Fomos ensinados e esquecemos-nos dos ensinos de Cristo, ou
2. Não estamos querendo obedecer.
Daí em diante, podemos ter uma ideia do grande prejuízo, brecha ou ruína que estamos vivendo. Estamos dizendo com isto que o sacrifício de Cristo para nós foi em vão. Que o trabalho dos nossos pastores que nos ensinaram a verdade foi perca de tempo. Será?
A grande preocupação que devemos ter é com a nossa salvação, sim ou não? Sim, mas não é só isto! A igreja juntamente com a sua liderança deve esta preocupada, e essa preocupação deva gera um maior incentivo para se preparar e preparar melhor os seus membros.
Existem igrejas que os próprios membros estão perdidos, desorientados, frustrados no meio da grande massa de gente que se atropelam em busca da benção que lhe fora prometida. Membros que vão à igreja nos domingos para receber a mensagem de prosperidade, triunfalista, entretenica, circense, ovacionadora, psicológica, etc. E tem que ter show! Mas Jesus fica lá do lado de fora! Não é preocupante?


Estão batendo nas portas e adentrando na igreja de Cristo todo tipo de pessoas como estamos lidando com isto? Se nós não estamos conseguindo lidar com os de dentro? Alguém pode me responde?
A resposta não é difícil!  O que temos que fazer é trabalhar com afinco e autoridade no ensino da Palavra de Deus sem dá moleza e oportunidade para que os perdidos se percam mais. Os desobedientes desobedeçam mais.
Cada governo tem um sistema que rege uma programação para alcançar o seu objetivo, seja na empresa, seja no mundo, em casa ou na igreja. E o sistema não foge de sua objetividade custe o que custar. Assim, tem que ser na igreja de Cristo. Não se pode deixar que as coisas dessa a ladeira abaixo, que aconteça por acaso, que alguém faça o que dê na telha, não! A liderança tem que ter amor, mais também punho forte e administrar o rebanho de Cristo preparado-os para enfrenta o mundo.
“Cuidai, pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue”. Atos 20.28
“Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho”. 1 Pd 5.1-3


Sem isto que esta acontecendo? Desobediência, pecados, discriminação e preconceito. Aonde quem vem até a nós precisando do remédio, não é o sadio, mas sim o doente. E nós que estamos sadios não damos o remédio aos doentes. Por quê? PORQUE PENSAMOS SÓ EM NOS MESMO, PORQUE ACHAMOS QUE O CÉU É SÓ NOSSO, PORQUE ACHAMOS QUE SÓ NÓS TEMOS O “SANTO GRAU”, PORQUE SÓ NÓS TEMOS A ULTIMA PÍLULA DA IMORTALIDADE, ETC. Então a pergunta é esta: De onde vem as guerras e conflitos entre nós? Resposta: Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”. Tg 4.1-10
 
E finalmente, façamos uma reflexão verdadeira em nos mesmo. Estamos de fato preparados para a realidade de nossa vida? Para construir um novo tempo de paz, amor e verdade entre os de casa e os de fora? Para a vinda de Jesus Cristo?

Que Deus em Cristo nos abençoe a todos
Do vosso servo
Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva