terça-feira, 24 de março de 2015

IDENTIDADE CRISTÃ

A igreja em geral vive uma CRISE DE IDENTIDADE. Muitos cristãos estão focando a sua vida num evangelho humanista que resolve problemas aqui e agora, mas não desenvolve o caráter e a santidade de Deus no homem.
Na cultura judaica nada é mais importante que O NOME para identificar a pessoa. O NOSSO NOME NOS DISTINGUE DAS DEMAIS PESSOAS, ELE NOS INDIVIDUALIZA.
O judeu dava nome ao filho de uma forma profética. Já na nossa cultura ocidental o nome é dado pela beleza do vocábulo, sem se importarem com o significado.
• Deus antes de fazer grandes obras na vida dos homens da bíblia lhe TROCAVA OS NOMES.
• Como, por exemplo, Abrão que virou Abraão (pai de uma grande nação). Sara para Sarai (mãe). De Jacó para Israel (campeão de Deus). De Cefas para Pedro (pedra).

IDENTIDADE: Qualidade de IDÊNTICO (tornarmos igual a Cristo I Co 11:1 “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo”.), características próprias e exclusivas de uma pessoa. Nome, idade, estado, profissão, sexo.


1. QUEM NÃO VIVE O PROPÓSITO DE DEUS NÃO TEM NOME DIANTE DELE, É UM ANÔNIMO (sem nome, sem assinatura, vive na obscuridade, se oculta).
1. Tal pessoa até pode ser conhecida entre os homens, mas diante de Deus não passa de mais um diante da multidão. QUEM É CONHECIDO POR DEUS É AQUELE QUE SE IDENTIFICA COM O SEU PROPÓSITO.

2. A mulher de Ló (Gn 19:15-26) se constitui em uma pessoa anônima, que não tinha identificação com o próprio Deus. Era parente de um homem de Deus, mas isso NÃO lhe garantiu a salvação. Transformou-se em uma estátua de sal quando NÃO cumpriu a ordem de Deus de não olhar para trás. Quantos que já perderam a sua identidade? Trocaram etc. são pessoas sem um propósito na vida, sem objetivo, sem rumo, sem direção.

3. Parentesco com alguém que é de Deus NÃO nos garante vitória. Um filho de pastor assim como uma esposa de um ministro necessitam ter uma IDENTIDADE COM CRISTO para serem vencedores na vida espiritual. Deus não possui netos, diz o evangelista Billy Graham.
NÃO É PELO FATO DE ESTARMOS NUMA GARAGEM QUE NOS TRANSFORMAMOS EM CARROS, DA MESMA FORMA, NÃO É PORQUE ESTAMOS INDO A UMA IGREJA QUE SOMOS VERDADEIRAMENTE CRISTÃOS. Identidade Cristã tem que se exercida como ministério.

2. QUEM NÃO VIVE O PROPÓSITO DE DEUS PASSA POR ELE COMO UM ANÔNIMO.
1. Em Lucas 16:19-31 a bíblia fala sobre dois personagens antagônicos (oposto, contrario) : O POBRE Lázaro, que muitas vezes é esquecido p/ homens devido a sua condição econômica.

2. A Bíblia cita o RICO, mas não o nome, muitas vezes contrastando com o que os homens fazem.

3. Deus não nos conhece pela nossa condição econômica, status, aparência, visual e sim pela INTIMIDADE QUE POSSUÍMOS COM CRISTO!

3. SATANÁS NÃO MUDOU A SUA ESTRATÉGIA, ELE CONTINUA ATACANDO O CRISTÃO PELA SUA IDENTIDADE.
1. A CRISE DE IDENTIDADE foi o que levou LÚCIFER a cair: QUERER SER ALGUÉM QUE ELE JAMAIS PODERIA SER: DEUS.

2. A CRISE DE IDENTIDADE foi também o problema de ADÃO E EVA, eles desejaram como Lúcifer, ser igual a Deus. Foi com essa mesma tentação que Lúcifer também tentou o Senhor, ele quis semear uma CRISE DE IDENTIDADE no Senhor dizendo: “Se és o filho de Deus”.

3. O diabo ainda hoje usa essa poderosa arma contra a igreja do Senhor, pois ele sabe que, se ele conseguir semear uma CRISE DE IDENTIDADE na igreja, ele a paralisa.

4. Por esse motivo a nossa IDENTIDADE deve ser um assunto resolvido em nossas vidas! Quem somos, o que somos e o que fazemos para ser?

4. AFINAL, QUEM NÓS SOMOS?
1. Somos “GERAÇÃO ELEITA”. A nossa origem é Deus! Somos filhos de Deus! Todo cristão tem de estar cônscio da sua identidade (Jo 1:12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”.).

2. Somos “SACERDÓCIO REAL”. Somos sacerdotes espirituais, responsáveis em manifestar a glória de Deus e ministrar o louvor e sacrifícios espirituais aqui na terra.


3. A vida do cristão é uma VIDA DE OFERTA E SACRIFÍCIO A DEUS. Devemos entender que quando colocamos a nossa vida no altar de Deus, como toda oferta, morremos pra nós mesmos. Agora, NÃO PODEMOS VIVER PRA NÓS MESMOS, POIS MORREMOS PARA O MUNDO E VIVEMOS PARA DEUS. “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês”. Romanos 12:1

4. SE NÃO SABEMOS QUEM NÓS SOMOS DIANTE DE DEUS, DOS DEMÔNIOS E DOS HOMENS SEREMOS SEMPRE ABALADOS QUANDO FORMOS CONFRONTADOS.

5. HOMENS QUE SABEM QUEM SÃO EM CRISTO MUDAM O MUNDO.
1. Veja o exemplo do apóstolo Paulo. Em I Co 15:10 “Mas pela graça de Deus sou o que sou (identidade); e a sua graça para comigo não foi vã (recebeu a graça e cooperou com ela), antes trabalhei muito mais do que todos eles (fez algo com o que recebeu); todavia não eu, mas a graça de Deus (reconheceu que quem operou foi Deus que estava nele), que está comigo.”

2. A GRAÇA DE DEUS é uma cobertura espiritual a nossas fragilidades (como a massa corrida num móvel de madeira, ela nos deixa em condições de sermos aproveitados).

3. Paulo não negava sua fraqueza humana como muitos estão ensinando hoje (I Co 2:1-5 “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.) Mas sabia que TUDO PODIA em Cristo (Fp 4:13 “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”).

4. Em Atos 19:13-17 (“ Ora, também alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome de Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, um dos principais sacerdotes. respondendo, porém, o espírito maligno, disse: A Jesus conheço, e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? Então o homem, no qual estava o espírito maligno, saltando sobre eles, apoderou-se de dois e prevaleceu contra eles, de modo que, nus e feridos, fugiram daquela casa. E isto tornou-se conhecido de todos os que moravam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido), mostra claramente que Paulo triunfou porque ele tinha uma IDENTIDADE CRISTÃ: Alguns religiosos acharam que fazendo igual a Paulo poderiam expulsar demônios. Foram terrivelmente derrotados e humilhados por Satanás. O próprio diabo disse que conhecia a Jesus e a Paulo, mas não sabia quem eles eram. A NOSSA IDENTIDADE EM CRISTO NOS TORNA PODEROSO NO MUNDO ESPIRITUAL.
 
QUEM NÃO PODE SER IDENTIFICADO NÃO PODE SER ALGUÉM DE VALOR.
Não pode abrir uma conta bancária, não pode viajar para o exterior, não tem direitos de um cidadão. Quando temos nossa carteira de IDENTIDADE ESPIRITUAL - O nome e o sangue de Jesus Cristo, PODEMOS FAZER PROEZAS EM DEUS E TRANSFORMAR O MEIO EM QUE VIVEMOS!

Um Forte Abraço em Cristo

Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva