domingo, 16 de dezembro de 2012

Como Será o Natal...



A maior festa de aniversário do Mundo está chegando, um menino nasceu e mudou a história, por mais que o paganismo possa desconsiderar a pessoa de Jesus, aceitar que tudo e todos foram marcados antes e depois dele é inevitável, a historia mundial, os acontecimentos da tecnologia, e até o homem. O profeta Isaias 6.9 declarou em alta e boa voz “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz”.
Tenho em mente que vale muito a pena comemorar o Natal de Cristo, o Bíblico, não o pagão, quero dizer que respeito à posição das pessoas que não comemoram, mas gostaria muito que você pensasse sobre os que infelizmente, talvez, não poderão se alegrar com esta data como deveriam, pois são as classes:

5  Dos Desabrigados - A estatística nos daria milhares de pessoas que não tem abrigo. Exposto às intempéries do tempo, desamparadas, desprotegidas e abandonadas à própria sorte, esperando nos “governantes que não tem nenhuma intenção de ajuda-los”.

 

5  Dos Meninos de Rua - O drama dos menores abandonados é, muito provavelmente, a ponta do iceberg social. São cerca de 4.000 meninos de ruas, assassinados por ano no Brasil. São, então, 4.000 motivos anuais para reflexão tanto de nossas classes dominantes quanto da sociedade brasileira em geral. É de todo lastimável que a questão do Menor seja ainda tratada como uma questão de polícia, e não na esfera do bem-estar social.

 

5  Dos Oprimidos – Pela tirania dos seus governantes e imposição desmedidas sobremodo afligindo a população em toda a sua sociedade.

 

5  Dos Desprezados – São os mesmos recusados, rejeitados, são influenciado pela sociedade e pela convivência a se envergonhar-se de si mesmo; ter-se em má conta. Aviltar-se, envilecer-se, rebaixar-se.

 

5  Dos Esquecidos – Que saiu da memória; olvidado; perder da lembrança. Esses são os que não dão retorno. Num momento são amigos, mais logo “quem são mesmo!”.

 

5  Dos Doentes Como tem pessoas enfermas nos hospitais, que em todo o pais esta com a sua lotação esgotadas. Pessoas nas macas pelos corredores, nos chãos, etc. Faltando tudo, médicos, remédios, higiene e etc.

 

5  Dos Rejeitados – Lançar de si; tirar de si; repelir; expelir; vomitar, regurgitar. Não admitir; recusar. Não aprovar; reprovar, desaprovar. Não aceitar; recusar. Opor-se ou negar-se a: este é o caso dos que são abortados e não tem o consentimento de vir AL mundo de direito e fato.

 

5  Dos Injustiçados – Quantos milhares de pessoas esperando que a sua causa seja julgada dignamente, e já se passou vários anos é mais um natal sem resposta. Ate quando???????

 

5  Dos Infelizes – Sem felicidades, sem alegrias de usufruir, pela condição social, psicológica afetiva, emocional, de relacionamento, e na área espiritual, que ainda não conseguira obter.

 

5  Dos Órfãos – Aqueles que vieram ao mundo sabem-se como e vivem nos orfanatos, ou criados pelas ruas, vielas deste mundo sombrio e mal.

 

5  Dos sem Tetos – Pessoas que aos seus milhares não tem uma casa, moradia, habitação, para esta protegida com as suas famílias.

 

5  Dos sem famílias – Milhares que se perderam ao longo dos anos dos seus entes queridos, por vários motivos, sejam por falecimentos, desaparecimento, por estarem divorciados, a ai... Pais para um lado e filhos para o outro.

 

5  Dos sem Paz – Milhões estão vivendo do desespero de uma vida sem tranquilidade, onde prevalece a guerra. Violências ou perturbações sociais, desentendimento e desarmonia, que deixam suas almas em profundas angustias, pressões, depressões e opressões.

 

5  Dos sem Deus – Dos que não crêem na sua existência. Dos que não acreditam que são criaturas e não criadores. Dos que não tem convicções fundamentadas na Bíblia Sagrada e cujas vidas se colocam na pauta de suas linhas. Dos que precisam confessar que Jesus é o Filho de Deus.

 

5  Dos sem Salvação – Dos que estão buscando em varias religiões, seitas e denominações, cuja salvação jamais se encontrará nelas. Seguidores de crendices, mantras, rezas, oferendas, sacrifícios, etc. Seguidores de misticismo, personalidades religiosas, padres, papa, bispos, pastores, sacerdotes, profetas, menos o Cristo, FILHO DO DEUS VIVO.


Qual será a esperança desses que talvez poderiam ter um natal digno?


Viver diariamente o Natal de Jesus, nos nossos corações, conforta-nos, alegra-nos, torna-nos felizes. Para muitos – triste é dizê-lo – o Natal não passa de uma boa oportunidade para se fizer negócio ou participar em festins. Filantropia de fachada, armistícios de conveniência política, religiosidade formal… eis no que se transformou, em não poucos indivíduos, essa maravilhosa realidade que é a natividade de Jesus.

“Dar bolo aos pobrezinhos, e enxovais pra berçinhos, procurando ser bonzinhos: É natal filantrópico. Silenciar o canhão em tréguas de ocasião, chamando ao inimigo 'irmão': Isto é natal político. Participar em festanças, em banquetes e em danças; trocar cartões e lembranças: Eis o natal social. As montras iluminar e as ruas engalanar pra mil coisas traficar: É natal comercial. O velho presépio armar, na missa do galo estar pra ladainhas cantar: É natal religioso. O Natal espiritual, não é nada de formal, nada de convencional; e Cristo Jesus nascer no intimo do nosso ser, e n'Ele sempre viver!”.

Que Deus em Cristo possa suprir os que estão em profundas necessidades e lhes conceder um natal, juntamente com um próximo ano de 2013 de esperança para conquista sua vitorias.

Meus profundos e verdadeiros votos de todas as felicidades de um FELIZ NATAL.

Em Cristo.
Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário