quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Um Profeta Não Pode Fica na Caverna !!!

Este fato se dá em I Reis 19. 1-18, onde Elias havia acabado de extirpar de Israel a trágica influência idolátrica dos 450 profetas de baal e dos 400 de aserá. Também, pela oração trouxe chuva sobre a terra, a qual, pelo espaço de 3 anos e mo que sofria seca. O vigor de Elias é fantasticamente demonstrado pelo fato de ter corrido a frente do carro de acabe cerca de 25 Km. Ao chegar a Jezreel elas soube que Jezabel tencionava lhe mata (vs 1,2). Esta ameaça desencadeou no profeta uma um estado de desânimo, sensação de cansaço, ansiedade. Abatimento moral ou físico; letargia. Trazendo uma um segurança inevitável de atitudes de depressivas. Normalmente assumimos as mesmas atitudes.



1. QUANDO NOS SENTIMOS AMEAÇADOS, TEMOS UMA ATITUDE PARECIDA COM A DE ELIAS:

a) Preocupação com a vida material (Vs. 3) “...levantou-se para salvar sua vida...” este é o instinto ou  tendência natural de qualquer ser humano de defender, preservar, poupar, salvaguardar, Livrar-se, escapar de qualquer situação que coloque em risco a sua vida.

Nos não somos diferentes de Elias: quando a coisa aperta, muitos de nos fazemos igualzinho a ele. Mt 26.69 “Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.”.




b) Abandonar a comunhão (vs. 3) “...deixou o seu moço”. A depressão afasta a pessoa dos irmãos, dos amigos e da família, etc.

Todos nos podemos passar por isto! Por este período de declínio, de diminuição ou inferioridade interior. Desânimo, sensação de cansaço, de perdas das forças e de estrema ansiedade diante das circunstancias. De abatimento moral ou físico; letargia.

Sl 6:3 “Até a minha alma está perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?”

Sl 43:5“Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu”.  




c)  Motivação errada (Vs 4) “ele mesmo, porem, se foi ao deserto”

Atos que dão motivo a determinada ação, de produzir, de fundamentar-se, de induzir, incitar, mover; porem quando for feita de forma que não segue a boa direção; não fizer a escolha acertar, pode cair ou incorrer em culpa. Quantos fazem e tomam a direção errada para as suas vidas?

Êx 13:21  “E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite”.

Jo 14.4-6 “Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
Jo 6.67  “Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”.




d)  Desinteresse pela vida (Vs 4) “ele pediu para si a morte”

Quando a vida pede o sabor e o sentido, quando não nos importarmos; somos indiferentes e estamos sem propósito, isto pode nos levar a uma “caverna espiritual”

Is 29:15 “Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR! Fazem as suas obras às escuras e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?”

Mt 5:14 “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”.
Mt 6:26 “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”

2.   O QUE A CAVERNA SIMBOLIZA?
a)  Fuga religiosa. A caverna era em horebe, o monte de Deus. Existem pessoas que vem a igreja para se esconder dos seus problemas que deixou lá fora.
Questões não resolvidas: obstáculos, contratempo, dificuldade que desafia a capacidade de solucionamento, coisa ou situação incomoda, preocupante, fora de controle/situação difícil; conflito.
Questão de solução difícil: assunto controverso, ainda não satisfatório respondido ou resolvido; difícil de se lidar, tratar, equacionar – problemático de resultado duvidoso.
Pv 20:3 “Honroso é para o homem o desviar-se de questões, mas todo tolo se  entremete nelas”.
2 Tm 2:23 “E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem  contendas”.
Amós 2:14 “Assim que de nada valerá a fuga ao ágil[rápido, desembaraçado, ligeiro, veloz]; nem o forte corroborará a sua força, nem o valente livrará a sua vida”.
2 Sm 4:4 “E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés. Era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jezreel; e sua ama o tomou e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou coxo; o seu nome era Mefi-bosete”.
Jn 1:3 “E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis; 
e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do SENHOR”.   

                 
b)  Mania de perseguição. São as pessoas que só vêem as sombras e as ameaças inimigas e que fora colocado na mente. Perseguir – Seguir de perto; ir ao encalço, Esta sendo seguido, vigiado, etc.
Psiq. Síndrome mental caracterizada por exaltação eufórica do humor, excitação psíquica, hiperatividade, insônia, etc., e, em certos casos, agitação motora em grau variável. Fig. Excentricidade, extravagância, esquisitice / Idéia fixa doentia; obsessão:

c)    Auto-piedade. Compaixão, dó, comiseração de si mesmo. Elias sentia-se um pobre coitado perseguido, um vitimizado, uma vitima, sentia-se penalizado – desgostoso, pungir-se; afligir-se.
Pessoa que se sente condenada à morte, torturada ou violentada pela vida. Pessoa que se sente sofre algum infortúnio e injustiçada por Deus.
1 Reis 21:4,5 “Então, Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?”.
Gn 4.9 “E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?”





Medite e tire lições espirituais para a sua vida...

em Cristo

Pr. Edmundo Mendes Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário